Diretriz: Processo de Gestão de Defeitos
Um processo de gestão de defeitos tem o objetivo de definir práticas para prevenir os defeitos e minimizar os riscos de um projeto.
Relacionamentos
Descrição Principal

A qualidade de um sistema pode ser medida pelo número de defeitos encontradas durante a execução dos testes, consistindo um desvio entre o que foi solicitado pelo usuário por meio dos requisitos e o comportamento apresentado pela aplicação executável, assim o gerenciamento de defeitos é um processo necessário para agregar qualidade ao software. Os elementos que constituem um processo de gestão de defeitos são:

  • Prevenção de defeitos: Com base no levantamento dos riscos críticos do projeto, devem ser promovidas ações de prevenção e planejamento de contingências para minimizar o impacto caso os riscos tornem-se problemas;
  • Linha base entregável: Estabelecimento formal de baselines por meio da gerência de configuração de software. Cada baseline deve determinar quais requisitos/artefatos serão liberados e submetidos ao teste;
  • Identificação do defeito: Definição das técnicas necessárias para encontrar, reportar e classificar os defeitos, assim como, os critérios para reconhecê-los;
  • Solução do defeito: Definição das atividades para a correção e posterior notificação da resolução do defeito. Muitas destas atividades são definidas pela gerência de configuração de software para garantir o histórico e rastreamento das modificações por meio do controle de versões;
  • Melhoria do processo: Análise das métricas e relatórios de gestão para entender a causa raiz dos problemas e promover a melhoria contínua do processo;
  • Relatório de gestão: Geração de relatórios com dados relevantes para acompanhar o progresso dos testes e a qualidade do sistema, assim como, a geração de métricas para alimentar a atividade de melhoria do processo.
Adaptado de Roger Pressman e Bruce Maxim. Engenharia de Software - 8ª Edição, 2016.